domingo, 29 de maio de 2011

Mais dicas para fazer um bom cafezinho em casa

Falei do coador de pano, favorito e tradicional, mas que eu prefiro o filtro de papel.
Por que?! Simples.

Na maior parte das residências brasileiras, o coador de pano é lavado e relavado até quando der na telha do dono comprar outro.

Pra mim quando começa a mudar o sabor do café coado já é hora de jogar fora e comprar outro.

Aqui em casa, o café é bem forte, feito de 2 a 3 vezes por dia, porque café bom é café feito da hora. Antes de 30 dias o coador daqui já dá sinal de que não serve mais.

Outra: como cada pessoa faz o café de um jeito e muitas já misturam o pó na água, deixam ferver até o café saltar borbulhando do bule e quando utilizam cravos ou canela em paus já misturam diretamente na água. Despejam no coador de pano.

Utilizando o filtro de papel não corro o risco de estragar meu cafezinho, é descartável e não preciso me preocupar em guardar dentro de um recipiente com água na geladeira (a forma correta de guardar o coador de pano para evitar bactérias).

Vamos as dicas da cafeóloga Eliana Relvas e do barista Denis Guilherme:

- Guarde o pó de café na geladeira depois de aberto. A baixa temperatura preserva os aromas da bebida; (não sabia!)

- Não coloque o açúcar junto com a água. Ele muda o ponto de ebulição do líquido e forma um xarope, que altera o sabor do café;
(nunca fiz)

- Cravo e canela em pau podem ser colocados junto com a água para obter um sabor diferenciado;
(eu também alterno colocando diretamente na xícara ou no filtro de papel antes de colocar o pó do café; isso para sentir a diferença, que existe, entre um procedimento e outro)

- O coador de pano deve ser guardado em um recipiente com água, dentro da geladeira. Antes de usar, é preciso escaldá-lo;
(depois do Globo Repórter aprendi a guardar assim e depois todos esqueceram de fazer; bom, agora vou colar um post it na geladeira)


- A bebida deve ser consumida em até vinte minutos depois de pronta. Se sobrar, você pode congelar em formas de gelo e bater com sorvete para fazer um drinque gelado;
(quando o calor assolar Salvador de novo, vou fazer isso) 

- Um pó de boa qualidade é essencial para um café mais saboroso;
(isso é muito vago minha gente: posso comprar um bom café ali no Bompreço ou tenho que comprar café nas cafeterias da cidade?)

- Na hora de coar, molhe todo o pó e não fique mexendo com a colher. A água deve passar pelo café para que ele não fique amargo;

- Se utilizar uma garrafa térmica, o café deve ser consumido até 1 hora depois de pronto. O recipiente deve ser lavado com água e detergente neutro depois do uso. Esporadicamente, pode ser colocado de molho com um pouco de bicarbonato ou vinagre.

Vejam o vídeo com dicas da barista Cleia Junqueira para o Globo Repórter de 2009.



Vontade de fazer um cafezinho. Hummm.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui com moderação.

Related Posts with Thumbnails